Seguidores

sábado, 17 de abril de 2021

Independenciana arretada, Dra. Lidiane Coutinho, nomeada Presidente da Comissão de Acompanhamento aos Concursos Públicos, para o triênio 2019-2021

 

presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, através da portaria de Nº 35/2021, empossou a advogada Carmen Lidiane Soares Coutinho (OAB-CE: 31.737), como presidente da Comissão de Acompanhamento aos Concursos Públicos, para o triênio 2019-2021.


Lidiane Coutinho é especialista em Direito e processo do trabalho, atua como consultora jurídica do Escritório Jefferson Viana na área de Direito Administrativo, é também sócia do Curso Prime Preparatório para Concursos, e já atuou como membro da Comissão de Direto Constitucional da OAB-CE.

Para a presidente da Comissão, o concurso público configura a melhor estratégia de recrutamento para preenchimento de cargos públicos, tendo em vista os critérios importantes de seleção. “Sinto-me honrada com a nomeação do Excelentíssimo Presidente da OAB Ceará, para presidir a Comissão de Concursos. O concurso público consubstancia a melhor forma de seleção de agentes públicos, por se tratar de um instrumento de concretização de princípios, como a moralidade, igualdade, eficiência e impessoalidade, na medida em que instala uma disputa aberta aos interessados que preencham as condições mínimas ao exercício da função estatal, visto que seleciona o profissional capaz de atender as necessidades administrativas e da coletividade”, afirmou.

De acordo com Lidiane Coutinho, a Comissão atuará de forma efetiva no acompanhamento de novos concursos públicos e também no apoio aos candidatos.

Leia na íntegra: oabce.org.br.

Fonte: OAB

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Açude Jaburu II em 1984, foi denominado com o nome do ex-prefeito Joaquim Augusto Bezerra. - Profº Ricardo Assis

 












Através do oficio Nº 031/1984 o então Presidente da Câmara Municipal de Independência, Sr. Francisco Rodrigues Torres, enviou no dia 26 de março de 1984 para o Governador Luiz de Gonzaga Torres Mota solicitando “que se digne baixar um decreto dando ao açude JABURU, construído sobre o leito RO rio igual nome, neste município de Independência, o nome de “ Açude Joaquim Augusto Bezerra.”
E pelo Decreto Nº 16.498, de 18 de abril de 1984, o Exmo. Sr. Governador do Estado do Ceará, Sr. Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, publicou no Diário Oficial do estado de 24/04/84, tendo nova denominação do Açude público Jaburu, no município de Independência/CE., pela SOEC, que passou a denominar-se: AÇUDE JOAQUIM AUGUSTO BEZERRA.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

A GRANDE SECA DE 1877 A 1879 (FOTOS COMO ESTA, CORRERAM O MUNDO, NA ÉPOCA).


 ESTA SECA É CHAMADA DE **"A GRANDE SECA" **DO SÉCULO XlX. ESTE É UM DOS PROBLEMAS ANACRÔNICOS DO BRASIL. A SECA DO NORDESTE MATOU CERCA DE 400.000 A 500.000 PESSOAS. 120.000 MIGRARAM PARA O AMAZONAS. 68.000 MIGRARAM PARA OUTRAS PROVÍNCIAS DO BRASIL COMO O RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO. A PROVÍNCIA MAIS AFETADA PELA SECA, FOI A PROVÍNCIA DO CEARÁ. FORAM TRÊS ANOS SEM CHUVA. TODAS PROVÍNCIAS: PARAÍBA, PERNAMBUCO, CEARÁ, ALAGOAS, RIO GRANDE DO NORTE, BAHIA, TOCANTIS, MARANHÃO, PIAUÍ.... FORAM AFETADAS. OS CHAMADOS FLAGELADOS DA SECA INVADIRAM FORTALEZA E CAUSARAM TERROR NA CIDADE. FOI POR ISSO QUE ENTRE AS SECAS DE 1915 A 1932, ANTES MESMO DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO ALEMÃO, O BRASIL CRIOU OS "CURRAIS DO GOVERNO", OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DO BRASIL. PARA QUE O TERROR DE 1877 NÃO SE REPETISSE (AÍ É OUTRA TERRÍVEL HISTÓRIA).

O IMPERADOR D. PEDRO ll, CHEGOU A DIZER:
"NEM QUE EU GASTE TODOS OS RECURSOS DA COROA, EU DAREI UM JEITO NA SECA DO NORTE".
A PRINCESA ISABEL, A LOUVADA POR TER ASSINADO A LEI ÁUREA, CHEGOU A DIZER:
"REZO TODOS OS DIAS PARA QUE DEUS ACABE COM A SECA NO NORTE".
ESSE É MAIS UM DOS TERRÍVEIS FATOS DA HISTÓRIA DO BRASIL.
Texto Raul Júnior

sábado, 10 de abril de 2021

Dep. Alceu Coutinho, assumiu o cargo de Governador do Ceará, interinamente, por duas vezes. – Profº Ricardo Assis


 

Nasceu em Independência/CE, em 1924. Agropecuarista, foi prefeito de sua cidade natal de 1948 a 1951. Posteriormente, assumiu a diretoria da Casa de Detenção de Fortaleza até o ano de 1955. Foi deputado estadual na legislatura de 1963 (como suplente), quando integrava o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Depois, foi eleito deputado em 1967 pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), sendo reeleito para as legislaturas de 1971, 1975 e 1987. Como integrante da Mesa Diretora do Poder Legislativo, foi 2° secretário nos anos de 1966, 1967 e 1970, 1° secretário no biênio 1973/74 e presidente em 1975/76. Assumiu o cargo de governador, interinamente, por duas vezes.

Alceu Coutinho foi ainda vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, do qual se aposentou como conselheiro, além de secretário para Assuntos Municipais (no Governo Virgílio Távora); secretário do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem; fundador e 1º presidente da Cooperativa Mista e da Associação Assistencial de Independência. Morreu em 16 de maio de 2008.

Profº Ricardo Assis

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Viagem de misto de Independência a Fortaleza em 1935. - Profº Ricardo Assis


 Viagem de misto de Independência a Fortaleza em 1935.

Foto histórica de um caminhão misto de viagem de Independência a Fortaleza em 6 de fevereiro de 1935, a foto foi tirada no município de Tamboril, parada para descanso. Na foto a Sra. Maria Gulim (ainda muito jovem) e suas amigas.

O caminhão misto era um veículo que realizava transporte de passageiros e cargas antigamente. Geralmente, fazia viagens para Novo Oriente, Crateús, Quiterionopolis, ao distrito do Iapí e até para Fortaleza.

Para se viajar num, o passageiro tinha três opções: A primeira classe, onde se pagava mais e viajava no banco da frente da boleia; a segunda classe, onde se ia dentro, mas em bancos de madeira; e a terceira classe, onde se ia na caçamba, junto com a carga.

Profº Ricardo Assis