Seguidores

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PT de Independência: Reunião para definir estratégias para 2012.


O Diretório do Partido dos Trabalhadores – PT de Independência irá fazer uma reunião com os seus filiados, que têm pretensões em disputar cargo eletivo nas próximas eleições municipais de 2012. O evento será para definir alguns pontos sobre a eleição do próximo ano. A reunião será na próxima segunda (02/2012).

De acordo com o ex-presidente do partido e pré-candidato para 2012, Sr. Zé Wilson, na reunião estará focado em pauta: Informes; estratégia e tática eleitoral 2012; Eleições 2012 – discussões e encaminhamentos.

Zé Wilson ainda disse que o PT/Independência terá candidatura própria a prefeito no município, e confirma que o nome mais cotado ainda é o dele.

O nome do petista Zé Wilson já vem sendo badalado na cidade como pré-candidato de Oposição nas próximas eleições.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Situação e Oposição, ainda sem pré-candidato para 2012.

Estamos próximo ao ano de eleições e nesta época já era para começar as movimentações dos pré-candidatos para fazerem as coligações, escolher vices e conseguir apoio para suas candidaturas. Era... Só que até agora tanto a situação como a oposição estão todos confusos e sem rumo, pois os partidos estão sem saber quem será seus futuros pré-candidatos.

Na rua, calçadas e em rodas de bate papos tem muito blá-blá e pouca verdades sobre a realidade de cada partido e cada pré-candidato. Somente temos a certeza de que na situação tem 3 candidatos a pré-candidato para 2012. Mais como será decidido o pré-candidato da Situação? Por uma pesquisa? Por indicação de alguém? Por bom senso? Ninguém sabe como e quando será decidido quem será o pré da Situação.

Os partidos na situação são PSD, PSC e PMDB, só que todos os futuros pré-candidatos para 2012 pertencem somente a PSD, ficando assim mais difícil de saber o futuro dos nomes cotados a pré-candidatos para 2012. Os nomes na Situação são o atual prefeito Dr. Bezaliel Pedrosa, o vereador João Alceu e o empresário Silvestre Vieira.

Se na Situação tem 3 (três) pré-candidatos, na Oposição tem 4(quatro) pré- candidatos para 2012. São eles Valterlim Coutinho (PSB), Diassis Vieira (PSDB), Manoel Pompilio (PC do B) e o Zé Wilson (PT) todos são unânimes em afirmar que são pré-candidatos para 2012. Agora se todos são pré da Oposição como será definido e quem será o escolhido para 2012? O certo é que ainda está tudo indefinido, parece que os partidos estão esperando que algo aconteça para tomar a decisão.

O fato é que em 2011 irá terminar cheio de pré-candidatos para 2012, tanto na Situação como na Oposição. Só nos resta esperar até junho e julho para as convenções, até lá muitas badalações e fuxicos.

Lembramos que o Empresário Silvestre Vieira não autorizou o uso de sua imagem.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Betiza: O retorno da Rainha da Sanfona na região dos Inhamuns.

Betiza e professor Carlos Eduardo: Forró Pé de Serra.

Existe uma mulher de fibra e uma grande sanfoneira no município. O nome dela é Betiza popularmente conhecida por Rainha da Sanfona de Independencia. Há muito tempo sem fazer apresentações, mas como quem foi Rainha nunca perde a majestade, Betiza deu um show de Forró Pé de Serra na noite de Natal e na comemoração dos 53 anos de casamento do Casal Sr. Ludugero e D. Toinha.

Tive uma grata satisfação em conhecer um talento na sanfona, eu a conhecia como pessoa mais não como um talento musical. Devemos valorizar talentos como a Betiza que toca o legitimo Forró Pé de Serra. Valorizar a musicalidade é uma forma de valorizar a nossa Cultura Popular e reconhecer os talentos existentes em nosso município.

Faço aqui uma sugestão ao Secretario de Cultura ou ao Senhor Prefeito que nas próximas apresentações culturais em nossa cidade contrate-a. A Sanfoneira Betiza tem talento e simplicidade, além de ser uma apresentação rara, não é toda cidade que tem uma mulher talentosa tocando uma sanfona.

Vamos valorizar os talentos em nosso município.

Betiza sempre gostou de Sanfona, principalmente, em tocar forró Pé de Serra, Porém aprendeu a tocar de ouvido, o gosto sempre foi voltado para música. A Rainha da Sanfona mesmo ainda nova podia ouvir o som da sanfona e aprender somente ouvido, e assim iniciou ainda menina e já se apaixonara pelo instrumento. Perdia o sono imaginando como poderia aprender a tocar.

Iniciou com instrumento de 4 baixos para experimentar, desse dia em diante a sanfona foi sua parceira inseparável. Talento descoberto, Betiza se tornou a sanfoneira oficial do município, ia a cavalo para as festas e tocava forró à noite todo, daí já passou a ser chamada Betiza da Sanfona.

A carreira como sanfoneira já se estabelecera quando mudou para a cidade e com uma sanfona maior passou a fazer festas se tornando logo popular no interior e na cidade. Ao Tocar sanfona nas festas fazia o público vibrar e dançar.

Dona Betiza já não faz nas festas, só toca agora em festas de amigos, o que mais gosta de tocar é o forró do Luiz Gonzaga. Consegue botar todo mundo para dançar com seu jeito especial de tocar. O que mais impressiona é sua força de vontade, sua paixão pela música que mesmo há muito tempo sem tocar, ainda consegue atravessar as noites tocando.







quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Filho de Ematuba tem sua tese aprovada para Doutorado em Saúde Pública na Universidade Federal do Ceará (UFC).


Francisco Rogerlândio Martins de Melo – Dr. Roger Martins – formado em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO), em 09 de dezembro foi selecionado a tese de Doutorado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Concorreu com vários candidatos para somente duas vagas.

O trabalho intitula-se “Epidemiologia e distribuição espacial da mortalidade relacionada à doença de Chagas no Brasil, 1999 a 2007”, cujo objetivo foi caracterizar o impacto e a importância da mortalidade por doença de Chagas como problema de Saúde Pública no Brasil. O resultado deste trabalho rendeu-lhe o encaminhamento de alguns artigos para publicação em revistas científicas internacionais e a apresentação de trabalhos científicos em congressos nacionais.

Breve Histórico

Francisco Rogerlândio Martins de Melo, filho de Raimundo Ferreira Melo e Ana Martins de Melo – 28 anos -é natural de Ematuba, Independência, Ceará. Cursou o ensino fundamental no distrito de Ematuba e concluiu o ensino médio no E.E.F Dep. Jerônimo Alves de Araújo na cidade de Independência em 2001.

Em 2006, foi contemplado com uma bolsa integral no curso de Enfermagem através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do Governo Federal. Em 2010, venceu uma concorrida seleção para Mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC), o qual concluiu após a apresentação da tese que ocorreu em outubro de 2011. Atualmente reside em Fortaleza. É especialista em Saúde da Família pela UFC e atua como Enfermeiro do PSF no município de Caucaia.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Secretario de Saúde Elicio Gonçalves; “Estamos preparados para a gripe H1N1”

Elicio Gonçalves "Estamos preparados para uma suposta gripe H1N1"


Nos últimos dias estamos vivemos um momento delicado, é comum vemos nas ruas pessoas usando máscara em proteção contra a gripe H1N1, em virtude da cidade vizinha de Pedra Branca já ter casos confirmados da gripe. Nesta semana todo esse medo foi por causa de uma adolescente que foi até a cidade de Quixerabomim fazer uma prova e na volta parou na cidade de Pedra Branca para fazer um lanche. Ao chegar a Independência teve sintomas de uma gripe, de imediato foi medicada no hospital local e transferida até a cidade de Crateús. Foi feito os exames e constatou ser uma gripe comum, mesmo assim, provocou certo medo na população de Independência.

O BLOG procurou o Secretario de Saúde Sr. Elicio Gonçalves para esclarecimento sobre o assunto da gripe H1N1. O Secretario nos recebeu gentilmente em seu gabinete na Secretaria de Saúde para uma entrevista exclusiva sobre o tema que vem abalando a população local.


Elicio Gonçalves:" Temos uma equipe médica de plantão 24 horas"

Entrevista realizada no dia 02 de dezembro, às 15:30 no Gabinete do Secretário.

RA – Recentemente uma pessoa suspeita de gripe H1N1 em Independência foi levada até a cidade de Crateús. O exame foi positivo?

Elicio Gonçalves - Bom, vejamos muito bem, Pedra Branca está passando com dificuldade com a gripe suína, pois eles já têm em média mais de 400 notificações, além das notificações já tem casos positivos a gripe H1N1. Mais é bom ressaltar que os casos são leves, ou seja, gripe simples. Através do laboratório estão comprovando que foram aquelas pessoas que tomaram a vacina. Embora o Ministério nunca nos avisou que a vacina tem a validade de um ano, foi o que aconteceu em Pedra Branca pois as vacinas já estão mais de ano.

Em Independência estamos em estado de alerta, através da imprensa estamos informando a população e nossos profissionais já estão treinados e preparados, Estamos com uma equipe de 7 médicos nos PSFs, Começando pela COHAB que é o Dr. Diego e sua equipe, do PSF da Setenta o Dr. Mário e sua equipe, no Centro de Saúde a Drª Edileusa e sua equipe, no Iapí a Drª Alana e sua equipe, no Monte Sinai o Dr. Abelardo e sua equipe, na Traqueiras o Dr. Pedro e sua equipe, na Ematuba a Drª Paula e sua equipe, além de temos médicos de plantão 24 horas no hospital. Hoje temos um grande estoque de Tamiflu e um número grande kit para exames.

RA – Está havendo uma interação entre Pedra Branca e Independência?

EG – Estamos monitorando o município de Pedra Branca, a boa notícia é que está caindo os casos de gripe em Pedra Branca.

RA – O Município está preparado para um susto da gripe H1N1?

EG – Não queremos que isso aconteça mais se vier estamos preparados.

RA - Temos profissionais preparados para combater a gripe?

EG – Toda a equipe de médicos estão preparados nos PSF, também temos 7 enfermeiras nos PSF, 3 odontólogos , temos auxiliar de enfermagem , agentes administrativos, ou seja, temos uma grande equipe preparada além dos médicos de plantão 24 horas no hospital. Toda equipe preparada para gripe e também preparados para a Dengue.

RA – O Hospital municipal tem leitos suficientes para um suposto susto da gripe H1N1?

EG – Vejam bem, nossos leitos são em torno de 16 a 20 leitos, caso venha acontecer o suposto susto temos como ampliar colocar colchões nos corredores, temos o quarto da UTI que podemos improvisar. Mais queremos e evitar a gripe chegar na cidade, mas se chegar estamos preparados.

RA – A Secretaria de Saúde tem algum plano especifico para combater a gripe?

EG – O plano especifico que temos é uma mobilização social, e o povo está sempre alerta, todos devem contribuir, quem tiver alguém doente de gripe em sua casa não esconder, deve levar logo ao médico.

RA – A necessidade de uma campanha de vacinação?

EG – Não, primeiro o Brasil não tem estoque de vacinas, até por que a vacina só passa a tem efeito após 15 dias. Agora todos devem ter cuidado lavar as mãos, evitar falar próximo ao outro e sempre lavar as mãos com álcool.

RA – Temos visto pessoas usando mascaras, há a necessidade deste medo?

EG – De maneira nenhuma, essas pessoas podem involuntariamente está passando medo a população. Devemos sim ficar sempre em alerta e vigiar a todo o momento.

RA – Então não há perigo?

EG – Até o momento de maneira nenhuma.

RA – Caso apareça um caso da gripe, como a Secretaria irá agir?

EG – Temos o medicamento Tamiflu em grande quantidade.

RA - Qual o conselho do Secretario de Saúde para a população?

EG – O importante neste momento é a vigília e um acompanhamento de perto. Qualquer suspeita ir até o hospital. Não há necessidade de tumulto, estamos preparados para qualquer caso da gripe. Fiquem todos tranqüilos.