Seguidores

sábado, 28 de janeiro de 2012

Guarda Municipal e Pró-cidadania: depende só da aprovação da lei que já se encontra na Câmara Municipal de Independência.

Já se encontra na Câmara Municipal de Independencia a Lei Complementar Nº 456/2011, 27 de dezembro de 2011. A lei institui a Guarda Municipal de Independencia, a lei já se encontra na Comissão de Justiça na Câmara. Como a Câmara Municipal se encontra de recesso e voltará somente no dia 01 de fevereiro, não se sabe se a lei entrará em pauta no dia 01.

A Guarda Municipal irá cuida do trânsito da cidade e dos equipamentos públicos, o que vai evitar a depredação, Em muitos casos a Guarda Municipal irá atender a população, em alguns casos a população em vez de acionar a Polícia Militar, poderá acionar a Guarda Municipal ou a Pró-cidadania. A criação da Guarda pode facilitar o atendimento aos moradores e desafogar a PM, que já tem outras ocorrências para atender.

Segundo a Lei Complementar a Guarda Municipal tem como objetivos atender a população quando da ocorrência de eventos danosos, em auxilio à defesa civil e autoridades do município; no exercício da fiscalização do trânsito, autuar os infratores do Código de Trânsito Brasileiro e da legislação de trânsito.

Pró-Cidadania

Pró-cidadania/Governo do Estado/Prefeitura após terminar o seu segundo ano de contrato. A previsão era de renovação, desde que a prefeitura atendesse os critérios colocados pelo Governo o que já foi cumprido ao longo deste primeiros meses de nova administração. Como por exemplo, uma lei criando a Guarda Municipal. O grupo conta hoje com 20 componentes e vai atua em locais estratégicos da cidade, juntamente com a Guarda Municipal, como Prefeitura, Secretarias, Fórum, Promotoria, Hospital e outros, além de dar um grande suporte à Polícia, tanto em operações, como busca de armas, prisões e até no uso da própria viatura, principalmente, no trânsito.

De acordo com o Cel. Gurgel, responsável com o contrato da pró-cidadania em Fortaleza, o contrato com a Prefeitura Municipal de Independência será de 03 anos de 2012 a 2014. Todas as pendências já foram resolvidas entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Só falta a aprovação da lei da Guarda Municipal que é a ultima pendência do contrato com o Governo do Estado.



domingo, 22 de janeiro de 2012

Zé Wilson – pré-candidato do PT para 2012: “É possível fazer uma gestão diferente...”

Zé Wilson - pré-candidato do Partidos dos Trabalhadores.

Entrevista realizada no mês de dezembro. Zé Wilson sempre carismático e conhecedor da política local. Ensina-nos como se posicionar diante da situação atual na política local. José Wilson de Sousa Gonçalves foi agricultor familiar e militante no Movimento Sindical Rural desde 1993, e atualmente é Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), sempre em defesa da Valorização do Campo e da Cidade e na construção de políticas públicas e sociais que garantam cidadania e qualidade de vida para as populações historicamente excluídas e abandonadas pelo Poder Público.

Em função de a entrevista ter sido longa fizemos aqui somente um resumo, o vídeo com a entrevista completa está disponível no facebook/ricardoassis

Ricardo Assis - A direção do PT se reunir recentemente, o que foi decidido nesta reunião?

Zé Wilson – Veja bem os últimos acontecimentos da saída do prefeito e vice- prefeito tendo assumido e as várias conversas... A sociedade e as lideranças começam a conversar na cidade, então como de costume o Partido dos Trabalhadores costume se reunir e tomar suas decisões. Nós realizamos uma reunião no dia 2(dezembro) e nesta reunião nós pautamos esse momento conjuntural política.... O Partido dos Trabalhadores assume uma posição de se manter um partido de oposição a atual gestão e assume um compromisso em contribuir no processo de mobilização e articulação e que a oposição possa formar uma chapa forte para próxima eleição.

R.A – Qual a avaliação do PT em 2011 no município de Independência?

ZW – 2011... referente ao município de Independência não temos como diferenciar como ano anterior ... Nós temos uma avaliação de que a gestão de independência perdeu uma grande oportunidade de contribuir com o nosso município de promover o desenvolvimento. Os prefeitos empreendedores... Eles puderam nesta fase de 8 anos tiveram a grande oportunidade de apresentar seus projetos diferentes, podemos testemunhar nos municípios no Brasil.

R.A – Você comentou que os gestores de independência perderam a oportunidade de empreender no município, de que forma ou exemplo desta perda?

ZW – Por exemplo, o governo federal e estadual foram governos que se prepararam e se voltaram muito para poder atender as questões nos locais, questão de infraestrutura e social, a gente tem observado não se consegue ver no nosso município uma presença do governo federal, você não consegue ver obras e investimentos. Não estou dizendo que não exista totalmente, mas existe muito pouco.

R.A – Qual a avaliação que o PT faz em relação ao mandato do vereador Gonçalo em 2011?

Z.W – O mandato do companheiro do Gonçalo é um mandato diferente e difícil, primeiro por que o município de independência ainda uma pratica de fazer uma política muito ainda hierárquica, na medida em que a Câmara de Vereadores ela se manifesta com composição diferente ou com critica a administração. Você recebe resposta uma retaliação sobre a atuação dos vereadores, muito embora seja um mandato com autonomia... O papel do vereador de fiscalizar a ação do gestor público. O Gonçalo tem procurar fazer esse mandato e tem ficado muito só, nós temos uma câmara de 9 vereadores e desse 9 vereadores na oposição temos 2 e em funções da questões mais especificas não tem sido possível os dois trabalharem juntos, então fica muito difícil onde você tem 7 vereadores no lado do prefeito e 2 vereadores que não tem conseguido uma articulação dentro na Câmara de Vereadores. Nós avaliamos o mandato do vereador Gonçalo positivo.

R.A – A Atual administração municipal fez algum convite ao PT para fazer parte da administração?

Z.W – Fez, o atual prefeito Bezaliel o convite através do vereador Gonçalo, através do presidente do sindicato e em uma ocasião comigo presente pra que o Partido dos Trabalhadores e o Sindicato pudessem está participando da administração. Segundo ele compreendendo que as duas organizações o sindicato e o PT teriam muito a contribuir com a gestão dele. Um dos pontos que avaliamos foi este o PT toma uma decisão de que como não há nenhuma perspectiva de mudança e não há nenhuma ação no sentido de mudar para sociedade e para os partidos que está mudando com práticas políticas e com grupos políticos que até agora não está claro com uma postura diferente, então o partido tomou a decisão de continuar na oposição.

R.A – Zé Wilson, você é pré-candidato para eleição de 2012?

Z.W – Dia 6 faz um ano que o Partido dos Trabalhadores se reuniu... seu diretório e tomou uma decisão de que o partido apresentaria um candidato a pré. Em julho fizemos outra reunião com o diretório e alguns militantes e o partido reafirmam que tem pré-candidato. O partido afirmou que o nome seria o meu.

R.A – Como o PT ver o grupo da Oposição hoje?

Z.W – Nós temos avaliação de um grupo grande, se a gente avaliar todos os partidos que tem se manifestado interesse de mudança é um grupo bom. Hoje temos 7 partidos, o que me parece que está precisando é da gente poder intensificar um pouco mais esse ajuntamento, uma reunião que possa trazer todos os partidos para um bloco onde as pessoas possam está a disposição para contribuir. O objetivo maior de um processo como esse é a gente compreender que uma gestão democrática deve está preparado para contribuir conforme os espaços que existe em nosso município.

R.A - Na sua opinião qual o perfil de um pré-candidato a prefeito?

Z.W – Olha o grande mestre nos ensinou, quando eu digo grande mestre é uma grande referência nacional, que é o nosso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele existiu 4 vezes e somente na 4 candidatura ele foi eleito presidente na república. Aí você diz é difícil comparar um mandato de presidência da republica com um mandato de prefeito, o eu estou querendo dizer que um perfil de um bom gestor é aquele que consegue dialogar com as pessoas que consegue compreender as relações políticas entre as pessoas. O grande líder é aquele que consegue fazer gestão democrática, o perfil de prefeito deve ser um líder democrático.

R.A – Você acha que chegou a hora do PT municipal mostrar que é um partido grande?

Z.W – Olha a nível nacional o Partido dos Trabalhadores tem sido um grande promotor de mudanças, tem sido o carro chefe das grandes mudanças deste país. Tirou o país de situações que nos envergonhavam. O partido está preparado para governar a nível estadual e municipal, temos a nível de estado e a nível de município onde o PT governa experiência de gestão diferente, gestões sérias e compartilhadas... No município de Independência nós temos um capital social muito grande. O partido dos Trabalhadores sozinho eu diria talvez tenha dificuldades de assumir uma gestão dessa, mas estão preparado e compreendemos que precisamos nos juntar com os demais partidos.

R.A – A política de Independência está muito indefinida, você acredita numa terceira via?

Z.W – É como você mesmo disse está muito indefinida, sinceramente não tenho como opinar sobre uma perspectiva de uma terceira via. A situação tem um grupo ainda que não tenha como definir ... Eu diria que em função dessa conjuntura ainda é muito cedo para a gente prever uma possível terceira via. Na oposição tem um grupo grande é necessário de um comando maior, para que num curto espaço de tempo a gente avaliar e representar os interesses de todos os partidos dentro deste grupo de oposição. O mais provável hoje são as duas chapas, a terceira via deve surgir em função da falta de comando dos dois grupos se os dois grupos tiverem a capacidade de acomodar não irá ter a terceira via.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Pastor Sóstenes Fernandes Paulino: O Espírito do Senhor está sobre mim.

Pastor Sóstenes e sua esposa Cândida.

Sempre é bom ouvir os ensinos e atitude humilde do Pastor Sóstenes Fernandes, em minha opinião, um dos maiores eruditos das Assembleias de Deus que já apareceu em nosso município. Em minhas conversas com o pastor tenho aprendido muito com esse homem santo. Sempre com a mansidão e doçura que são próprias à sua personalidade e formação, tem dedicado todo seu trabalho para o progresso da igreja dentro do município.

Esse homem de Deus teme os holofotes terrenais. Nunca se deixou levar pelos elogios dos seus feitos e jamais declamou suas realizações, olha que ele revolucionou a igreja, deu uma nova visão do que é ser evangélico. Essa postura ministerial e de vida, tem servido de exemplo para muitos jovens e para própria sociedade independenciana. A Assembleia de Deus em Independencia mudou com a entrada do pastor Sóstenes, o número de evangélicos tem aumentado em nossa cidade.

Não é fácil ser pastor em Independência, o município é enorme e as estradas estão péssimas, têm que dar assistência às igrejas na zona rural.. Mas "Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja" (1Tm 3.1) A palavra-chave nesse versículo é "obra". O ministério pastoral é uma obra árdua. Paulo comparou a vida do pastor à do soldado e à do lavrador. Ele encorajou o jovem Timóteo a participar "dos sofrimentos" no ministério. (2 Tm 2.3,6).

Quero deixar o testemunho que o Pastor Sóstenes tem sido um conselheiro para aqueles que necessitam de orientação, um encorajador para aqueles que estão desanimados, e um confortador para os que estão angustiados. Além de ser um administrador da vida e do ministério de uma igreja local, e um líder que dirige a igreja nos caminhos adequados. Porém, dentre todas essas e outras responsabilidades, e, principalmente e acima de todas as demais coisas, um pregado



Igreja Assembleia de Deus, antes da chegada do pastor Sóstenes e Hoje.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Confraternização da Oposição em Crateús.

Foi realizada numa quinta-feira na cidade de Crateús uma confraternização entre os presidentes e os pré-candidatos para 2012 de Independência. Antes do almoço aconteceu uma reunião com todos os partidos de oposição (PT, PCdoB, PSDB, PSB, PMN, DEM e PV). Na ocasião foi reafirmado que todos continuarão na oposição, além de confirmar alguns pré-candidatos para próxima eleição.

A reunião foi um sucesso na opinião de todos, foi escolhido uma comissão para começarem a organizar alguns itens para próxima reunião. As próximas reuniões já estão agendadas para o final de janeiro e outra já para o inicio de fevereiro.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Guarda municipal será implantada em 2012 em Independência.

Dr. Rubens Bezerra, Chefe de Gabinete.

A confirmação foi feita pelo Chefe de Gabinete Dr. Rubens Bezerra (foto), que afirmou estar no planejamento de sua pasta a execução do projeto em 2012. Já está sendo feita a formatação e estruturação num comparativo com outras cidades vizinhas, onde a Guarda Municipal já atua efetivamente.

“Nós estamos trabalhando, agora é momento de planejamento, o importante mesmo é discutir a formatação deste projeto a exemplo de outras cidades. Além disso, só não executamos neste ano (2011) porque é interessante analisar as competências, verificar como será feito o processo e todos os detalhes que vão gerir este trabalho que no próximo ano será realidade”, destacou Dr. Rubens Bezerra.

Dr. Rubens Bezerra finalizou destacando que após todas as análises burocráticas e conclusão do projeto será feito o processo e composta a guarda municipal, mas que ainda passará por algumas discussões estratégicas.

Em entrevista Dr. Rubens Bezerra fala ao nosso BLOG sobre mais detalhes sobre a Guarda Municipal.

Ricardo Assis – A Prefeitura vai implantar a Guarda Municipal em Independência?

Rubens Bezerra - Sim, a prefeitura vai implantar a Guarda Municipal, não podemos mais fazer concurso o quadro efetivo já se encontra elevado, então iremos tirar no quadro efetivo, vamos pegar essas pessoas e selecionar e fazer o treinamento possível para que possamos implantar a Guarda Municipal.

R.A – Então os funcionários estão sendo convidados e qual o perfil do funcionário?

R.B – Vai ser feito uma seleção do perfil dos candidatos, no caso vai ser 30% mulheres e talvez seja em torno de 30 pessoas, e nestas 30 pessoas 6 deve ser do sexo feminino.

R.A – A Câmara Municipal já aprovou a lei?

R.B – A Câmara municipal já temos respaldo para aprovar a lei, inclusive é uma determinação da justiça. Nós já estamos ganhamos e pedimos a compreensão da justiça para poder selecionar esse pessoal e treinar para que em julho esse pessoal já está apto a trabalhar.

R.A – Já iniciou a seleção ou só será em janeiro?

R.B - Nossa seleção vai iniciar agora em janeiro e automaticamente irá passando fase por fase.

R. A – Serão 30 Guardas Municipal?

R. B – Ok, serão 30 pessoas.

R.A – Serão treinados onde?

R.A – Essas pessoas irão receber treinamentos aqui, e de alguns órgãos competentes que virão fazer o treinamento aqui e se for preciso fazer o treinamento fora terá apoio do município.

R.A – Tem um prazo para Guarda Municipal começar a funcionar?

R.B – Tem, já agendamos diretamente com a justiça e já estamos com os prazos determinado para que a Guarda comece a funcionar.

R.A – A prefeitura irá investir na infraestrutura na Guarda como compra de viaturas?

R.B – Automaticamente a Guarda Municipal sendo instalada vamos ter que equipar e equipando vamos ter que compra novos veículos e motos.

R.A – A Guarda Municipal terá poder de multar e apreender motos e veículos?

R.B – Com certeza, esse pessoal vão passar por um treinamento e instruído e por último terão um período probatório e depois é que realmente irão ser lavradas as multas.

R.A – Então o transito será municipalizado?

R.B – Com certeza o trânsito será municipalizado.

R.A – E a pró-cidadania?

R.B - Já assinamos o contrato com o Governo do Estado, acredito logo a pró-cidadania comece a funcionar.

R.A – Então o município terá 50 guardas trabalhando em favor do trânsito na cidade?

R.B – Sem dúvidas, estamos fazendo o possível e o impossível para melhorar o trânsito em nossa cidade.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Em breve, Agência do INSS será instalada em Independência.

Terreno onde irá ser construída a agência do INSS.

Em breve Independência será beneficiada com a instalação de uma agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O anúncio foi feito ontem ao nosso BLOG pelo o Zé Wilson, mais conhecido pelo Zé Wilson do PT. Segundo ele que mora atualmente em Brasília conversou com o assessor do Ministro da Previdência Social, Ministro Pimentel, que informou que a agência ainda não foi construída em virtude de dois problemas no processo de licitação.

“Os problemas detectados foram o estudo topográfico e sondagem no terreno, sem isso não há condições das construtoras fazerem o levantamento dos preços para concorrer à licitação” comentou o Zé Wilson.

“Já informamos a prefeitura municipal para que entre em contato com a assessoria do Ministro para revolver o problema, estive juntamente com o vereador Gonçalo semana passado com o prefeito.” disse Zé Wilson.

Entramos em contato com o Chefe de Gabinete da prefeitura, Dr. Rubens Bezerra que confirmou que o Zé Wilson tinha informado sobre os problemas na licitação. Perguntado se o problema já está sendo resolvido o Dr. Rubens nos informou que já entrou em contato com o responsável pela licitação o Sr. Luiz Boot em Sobral.

“Considero de suma importância a expansão do posto de atendimento na cidade de Independência, nossos idosos não necessitarão, quando essa agência estiver pronta, se deslocar até a cidade de Crateús”, ressalta Dr. Rubens Bezerra.

Segundo o Chefe de Gabinete informou que provavelmente em março ou abril a agência do INSS de Independencia estará participando da licitação e no inicio de junho ou julho já inicia a construção da agência.

Já Zé Wilson informou que no dia 7 de janeiro irá a Brasília para uma nova reunião com o assessor do ministro.