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Alunos da turma do 9º ano A da Escola Abigail Antunes Marques |
Os alunos do 9º Ano A e B da E.E.I.F. Abigail
Antunes Marques estão participando de uma iniciativa inovadora que une passado
e presente: o Projeto HISTOGRAM – História + Imagem = Memória Viva.
Idealizado pelo professor de História Ricardo Assis,
com a cooperação da profa. Nice Peres, o projeto tem duração de quatro semanas
e envolve as disciplinas de História e Geografia em uma proposta
multidisciplinar, criativa e conectada ao universo digital dos estudantes.
O objetivo central do HISTOGRAM é estudar e
valorizar a história do município de Independência por meio do reconhecimento e
registro de seus prédios antigos. Mais do que simples construções, esses
espaços guardam memórias, tradições e marcos da identidade cultural da cidade.
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Alunos da turma do 9º ano B da Escola Abigail Antunes Marques |
Os alunos são convidados a explorar o município, registrar
fotograficamente os prédios de valor histórico e, a partir disso, construir
narrativas que contemplem não apenas a arquitetura, mas também o contexto
social, político e cultural em que esses espaços estão inseridos.
Um dos diferenciais do projeto é o uso do Instagram
como ferramenta de divulgação cultural e educativa. Por meio da rede social, os
estudantes publicam suas fotos e pesquisas, transformando a plataforma em uma
vitrine de memória e preservação patrimonial.
O HISTOGRAM busca:
ü Desenvolver
o senso de pertencimento e identidade cultural local;
ü Estimular
a pesquisa histórica e o registro fotográfico;
ü Integrar
saberes de História, Geografia e Tecnologias Digitais;
ü Promover
o uso consciente e educativo do Instagram;
ü Incentivar
a criatividade;
ü Valorizar
o patrimônio histórico e arquitetônico de Independência.
Com essa proposta, os alunos tornam-se protagonistas
no resgate e preservação da história local, enquanto exercitam o olhar crítico,
artístico e cidadão. O projeto, ao mesmo tempo em que revisita o passado,
dialoga com as novas tecnologias e linguagens da juventude, tornando a memória
da cidade viva, acessível e compartilhada.
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