O oficio iniciava com as seguintes palavras: “Resumo das reivindicações apresentadas pelo município de Independência, ao Exmo. Sr. Governador do estado do Ceará, por ocasião da reunião dos prefeitos da zona noroeste do estado, na cidade de Tamboril, presidida pelo Dr. Antonio Perilo de Sousa Teixeira, Presidente do Conselho de Assistência Técnica aos Municípios, no dia 12 de maio de 1963.
2ª A Construção de um (1) açude público sobre o leito do rio Jaburú, no lugar “Malhada Vermelha”, onde existe um excelente local, com proporções para uma represa de 200.000.000 M³.
Assim, foi escrito o oficio para o Governador do Estado solicitando a construção do Açude no leito do rio Jaburú. No dia 25 de fevereiro de 1965, o Governador Virgilio Távora enviou um telegrama para o prefeito Joaquim Augusto Bezerra respondendo o oficio:
“Governador Virgilio Tavora
Fortaleza – Ce.
Restam poucas esperanças inverno neste município quando prejuízos se avolumam morrente rebanhos dizimados conseqüência falta chuvas PT Milhares cabeças gados pereceram maior quantidade ameaçada se Deus não favorecer sua infinita bondade PT Levas trabalhadores começam deslocar paus araras rumo a Brasília desvanecidos positivação inverno PT Lembro preclaro Governador incluir Plano Emergência construção Açude Jaburú com estudos quase concluídos VG construção estrada carroçável primeiro ordem Independência Parambú VG construção açude Gentio distrito Coutinho alem outras obras alçada governos estadual e federal PT
Saudações
Joaquim Augusto Bezerra
Prefeito Municipal – Independência, 25.2.1965”
No dia 26 de março de 1984, o então presidente da Câmara Municipal de Independência, Francisco Rodrigues Torres, solicitou através do oficio Nº 031/84, “que se digne baixar um decreto dando ao açude Jaburu, construído sobre o leito do rio de igual nome, neste município de Independência, o nome de “AÇUDE JOAQUIM AUGUSTO BEZERRA”.
E assim foi feito, pelo decreto Nº 16.498, de 18 de abril de 1984, do Exmo. Sr. Luiz Gonzaga Fonseca Mota, publicado no Diário Oficial do Estado de 24 de abril de 1984, tem uma nova denominação o açude público Jaburu, construindo sobre o leito do rio de igual nome, no município de Independência – CE., pela SOEC, que passou a denominar-se: “ AÇUDE JOAQUIM AUGUSTO BEZERRA”.
Com a passar do tempo, alguns “inimigos” políticos do Sr. Joaquim Augusto Bezerra, conseguiram retirar o nome do homenageado do referido açude. Sendo assim o açude Jaburu mudou de nome, de Açude Joaquim Augusto Bezerra para Açude Jaburu II.
OBS: Até hoje ainda tem todas as documentações comprovando a legitima história sobre o Açude Jaburu II. Em 2009, a sociedade independenciana carinhosamente denominou o Sr. Joaquim Augusto Bezerra como “Senhor das Àguas”.