Seguidores

sábado, 29 de maio de 2021

Fé e religiosidade na festa da padroeira Senhora Santana – Profº. Ricardo Assis

Sob Nº 356, de 15 de setembro de 1853, foi criada a freguesia com a denominação de Pelo Sinal, separada do Príncipe Imperial, sendo seu primeiro Padre Antonio Ricardo Cavalcante de Albuquerque, que falecendo veio a ser substituído pelo Padre José de Araújo Galvão.

A Tradicional festa de Sant´Ana é uma tradição de mais de 160 anos, em Independência. A festa em honra à avó de Jesus (mãe de Maria) dura dez dias (a novena), a programação é feita com base no dia da padroeira, 26 de julho, sendo o encerramento no domingo após essa data.  Durante esses dias (16 a 26 de julho) a cidade fica totalmente tomada, sua população aumenta. Os independencianos somam-se peregrinos de todo o estado e visitantes, que veem rever os amigos e familiares, trazer filhos e netos para conhecer a Porronca, os reencontros familiares e amigos são emocionantes.

Parte das comemorações é organizada pela igreja, que envolve procissões, peregrinações, novenas, recepção dos peregrinos que chegam e outra pela comunidade.

O hasteamento do estandarte de Sant’Ana em frente à Igreja Matriz abre oficialmente o evento. O estandarte permanece desfraldado, e só é retirado após a procissão. Durante a festa, acontecem as famosas barracas, e após as novenas sempre tem a seresta da paroquia que acontece atrás da Igreja Matriz, proporcionando o sagrado e o profano.

Profº Ricardo Assis

 

 

sábado, 22 de maio de 2021

Bons tempos de futebol em Independência - Profº Ricardo Assis

 






Era uma época diferente em que muitos jogadores tinham amor a camisa e o futebol não era um NEGÓCIO como é hoje. Jogadores não ganhavam nada, jogavam Por gostar do futebol. Muitos iam jogar na zona rural de bicicleta ou até a pé. Tivemos grandes craques em nosso município, durante anos Independência foi um município imbatível, nenhum time dos municípios vizinho ganhavam na gente. Ficaram somente boas lembranças desta época.

Independência já teve uma das melhores Seleção da Região de Crateús, já revelou grande craques e grandes goleiros.

Profº Ricardo Assis

sábado, 15 de maio de 2021

Independenciana Dra. Ravena Olinda, Doutora em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo - Profº Ricardo Assis


 

Doutora em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo. Ravena Olinda ingressou no curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará - UECE em 2008. No decorrer do curso foi bolsista CAPES pelo programa PIBID (Programa de Iniciação à Docência) atuando ao lado de seus colegas de curso em escolas públicas de ensino médio. Em dezembro de 2011, concluiu a licenciatura em Filosofia sendo aprovada com nota máxima em seu TCC que tem por título: A morte por outras lentes. No mesmo ano foi aprovada nas seleções de mestrado da Universidade Estadual do Ceará – UECE, da Universidade Federal do Ceará UFC e em outras fora do estado.

Cursou o mestrado na Universidade Federal do Ceará e fez um ano de intercâmbio(estágio) na cidade de Porto Alegre vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Concluiu o mestrado em 2014, sendo aprovada com a dissertação que tem por tema: O corpo e o tempo na Ética de Spinoza: Um diálogo sobre a finitude humana.

No mesmo ano foi aprovada nos programas de doutorado em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e na Universidade de São Paulo – USP. Optando estudar em São Paulo, onde participou do Grupo de Estudos Espinosanos da USP que conta com a presença dos maiores especialistas em Espinosa do Brasil, incluindo a professora e filósofa Marilena Chaui que participou tanto do exame de qualificação quanto do exame final de sua tese de doutorado. Concluiu e defendeu sua tese de doutorado em agosto de 2019 com o título: Felicidade e identidade: a ressignificação da memória em Espinosa.

Atualmente Ravena Olinda é aluna de teatro da SP escola de teatro em São Paulo e segue participando do grupo de estudos espinosanos na USP. Sua pesquisa tenta aproximar conceitos como memória, felicidade, corpo, filosofia política, humor, comédia. Buscando mostrar a estreita relação entre Filosofia, Psicologia e Teatro.

Profº Ricardo Assis

terça-feira, 11 de maio de 2021

Parabéns E.E.M Profª Maria Júlia Fialho

 

Maravilhosa escola de muita dedicação ao processo de ensino e aprendizagem. Sempre priorizando uma educação voltada para o resgate de valores morais e éticos na tentativa de nortear os alunos adquirirem autonomia e segurança em suas escolhas, no presente e num futuro próximo, face aos desafios dessa atual sociedade globalizada.
E quando falamos em parabenizar a escola, estamos falando em parabenizar às pessoas que nela trabalham, pelo empenho, zelo, carinho e respeito que dedicam à educação.
Parabéns a toda a comunidade escolar, pais, professores, funcionários e aos nossos alunos que são a nossa razão enquanto escola, sem vocês não estaríamos aqui.
O desejo é que enquanto instituição de ensino continue produzindo os frutos necessários para o crescimento e desenvolvimento do nosso alunado, e que estes, cultivem valores de solidariedade, respeito, coleguismo e tenham vontade de aprender e “ser mais” sempre!
Parabéns a todos!!!!

Profº Ricardo Assis