Doutora em Filosofia pela USP -
Universidade de São Paulo. Ravena Olinda ingressou no curso de Filosofia da
Universidade Estadual do Ceará - UECE em 2008. No decorrer do curso foi
bolsista CAPES pelo programa PIBID (Programa de Iniciação à Docência) atuando
ao lado de seus colegas de curso em escolas públicas de ensino médio. Em
dezembro de 2011, concluiu a licenciatura em Filosofia sendo aprovada com nota
máxima em seu TCC que tem por título: A morte por outras lentes. No
mesmo ano foi aprovada nas seleções de mestrado da Universidade Estadual do
Ceará – UECE, da Universidade Federal do Ceará UFC e em outras fora do estado.
Cursou o mestrado na Universidade Federal do Ceará e fez um ano de intercâmbio(estágio) na cidade de Porto Alegre vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Concluiu o mestrado em 2014, sendo aprovada com a dissertação que tem por tema: O corpo e o tempo na Ética de Spinoza: Um diálogo sobre a finitude humana.
No mesmo ano foi aprovada nos programas de doutorado em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e na Universidade de São Paulo – USP. Optando estudar em São Paulo, onde participou do Grupo de Estudos Espinosanos da USP que conta com a presença dos maiores especialistas em Espinosa do Brasil, incluindo a professora e filósofa Marilena Chaui que participou tanto do exame de qualificação quanto do exame final de sua tese de doutorado. Concluiu e defendeu sua tese de doutorado em agosto de 2019 com o título: Felicidade e identidade: a ressignificação da memória em Espinosa.
Atualmente Ravena Olinda é aluna de teatro da SP escola de teatro em São Paulo e segue participando do grupo de estudos espinosanos na USP. Sua pesquisa tenta aproximar conceitos como memória, felicidade, corpo, filosofia política, humor, comédia. Buscando mostrar a estreita relação entre Filosofia, Psicologia e Teatro.
Profº Ricardo Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário