Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Tia Base, precursora do futebol em Independência – Profº Ricardo Assis

 

Maria Rodrigues da Silva (Tia Base)


Maria Rodrigues da Silva, Tia Base, uma das mulheres independencianas que tem uma bela trajetória em nossa História. Ela esteve presente nos principais momentos históricos no futebol de Independência. Sempre dedicada ao futebol de salão, Tia Base todos os domingos pela manhã ficava embaixo de pé de algaroba e começava a distribuir as camisas dos times.

Empenhado em resgatar e valorizar a história do futebol feminino de Independência. Nos anos 80 e 90, todas as manhãs de domingo, a Tia Base, como era conhecida carinhosamente por todos, sentava em um pequeno batente e formava seu time, lembro-me do time chamado Canarinho, as camisas amarelas.

Certamente, os maiores atletas que Independência teve passou pelas mãos da Tia Base, uma mulher além do seu tempo. Sempre buscou através do futebol fazer algo pelos jovens de Independência.

 Profº Ricardo Assis


terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Independência: Santa Luzia, elo entre o passado e o presente. – Profº Ricardo Assis

Em independência existe uma localidade que demonstra todo o passado do município de Independência, é verdadeiramente o elo entre o passado e o presente. A localidade é a Santa Luzia, lá tem vários fatos históricos que conta um pouco da história de Independência.

Em Santa Luzia existem ainda as ruínas da primeira igreja construída no município pelo os escravos. A igreja construída no inicio no séc. XVIII é um dos pontos históricos da localidade.

Além das ruínas da antiga igreja dos escravos, a localidade da Santa Luzia tem uma belíssima paisagem da natureza. Também ainda existem descendentes de escravos morando na localidade.

O que atrai os visitantes é a arte rupestre. Existem várias manifestações de antigos povos pré-históricos na localidade de Santa Luzia. Realmente a localidade é o elo entre passado e o presente. Vale apenas conhecer os pontos históricos de Santa Luzia.

Arte Rupestre

É reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. O termo rupestre vem do francês e significa “gravação” ou “traçado”, fazendo referência direta às técnicas empregadas nas pinturas que representam esse tipo de expressão artística. Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico.

Para alguns especialistas, o reconhecimento dessas pinturas como sendo algum tipo de arte é bastante complicado, pois nem sempre temos a completa certeza de que as pinturas tratam de algum sentido representativo ou estético. Além disso, muitas pessoas se equivocam ao pensar que a arte rupestre se localiza somente na Pré-História. Pesquisas recentes comprovam que esse tipo de arte se desenvolveu em diferentes periodizações da história do homem.

Artigo e fotos: Profº Ricardo Assis.

Municípios que já pertenceram Independência – Profº Ricardo Assis

 

Em 10 de outubro de 1957 é criado o Município de Novo Oriente, desmembrando-se do Município de Independência, que perde assim parte de seu território. Suas origens, tidas como recentes, fundamenta-se no pioneirismo do Capitão Rodrigo Alves da Silva, edificador de sua própria casa de fazenda, situando-se esta nas proximidades da Lagoa do Tigre. Dessa fazenda e de posteriores agregamentos, gerou-se o arraial cuja denominação se manteve como Lagoa do Tigre. A elevação do povoado à categoria de Vila provém de Ato Governamental datado de 3 de março de 1902, e a de Município conforme Lei n.º 3.855, de 10 de outubro de 1957, tendo sido instalado a 15 de dezembro do mesmo ano. A capela e respectiva Freguesia, sobre as quais faltam registros, têm como padroeiro São Francisco de Assis, com vinculação subordinativa ao Bispado de Crateús.

Em 4 de junho de 1987, publicou-se no Diário Oficial do Estado do Ceará, nº 14.587 Parte I, o ato de criação do Município de Quiterianópolis que é sancionado pelo então Governador do Ceará Tasso Ribeiro Jereissati.

Segue-se abaixo trecho do Documento (Diário Oficial) que instala o município: Art. 1º - É criado o Município de Quiterianópolis, com sede na Vila de Coutinho, que passa a denominar-se Quiterianópolis, ficando elevado a categoria de cidade. Art. 2º - O Município de Quiterianópolis constitui-se do Distrito de Quiterianópolis (ex – Coutinho), Distrito de Algodões, Distrito de São Francisco e parte do Distrito de Iapi, todos desmembrados do Município de Independência, tendo os seguintes limites territoriais: Ao Norte, com o município de Novo Oriente; A Leste, o Município de Independência; Ainda a Leste, com o Município de Tauá; A Sul, com o Município de Parambu; A Oeste, com o estado do Piauí.


Profº Ricardo Assis / Wikipédia

sábado, 17 de dezembro de 2022

Lula em Independência - Prof° Ricardo Assis

Lula em Independência. 

Um dos fatos históricos mais marcantes do município de Independência foi à presença do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Esse fato aconteceu mais precisamente numa quarta-feira no dia 23 de março de 1994.

Tudo iniciou quando Lula programou uma viagem pelo nordeste denominada “Caravana da Cidadania”. A Caravana visitou 43 cidades nos estados do Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. As cidades visitadas foram Boa Viagem, Madalena, Quixeramobim, Choró Limão, Canindé, Independência e Crateús. Em todas as cidades visitadas pelo ex-presidente Lula houve um grande público.

Na noite de terça-feira fez uma grande concentração com um comício em Crateús, pela manhã a comitiva do Lula saiu de Crateús e se dirigia a cidade de Fortaleza, quando a comitiva se deparou com um “piquete” nos membros do PT/Independência.

“Foi muito engraçado, a comitiva do Lula não estava preparado para este imprevisto e fazer um comício em Independência, a comitiva só parou em função de nós estávamos na pista...” comentou o ex-petista Edmar Duarte (Hoje militante do Psol).

O Comício foi improvisado, bem em frente ao R.E.C houve uma grande multidão para ouvir Lula. O fato é que Lula esteve em Independência, isso já faz parte de nossa história.

Prof° Ricardo Assis