Seguidores

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cadê os Campinhos de Futebol?

Quadra da Tia Base, construida nos anos 60, ainda é a única
opção de lazer para nossas crianças e jovens.


O antigo hábito de brincar na rua parece não combinar com a nova realidade de Independência. Mas, como não existe nenhuma área de lazer estruturada na cidade para crianças e adolescentes e, pasmem, os campinhos de futebol sumiram, não existem mais aqueles campinhos de futebol que havia antigamente nos bairros. Muitos dos jovens e crianças continuam andando de bicicleta e jogando bola em local arriscado, onde são expostos a riscos.

Quero deixar aqui minha opinião às autoridades de Independência em relação aos esportes especificamente ao futebol. Hoje, em nossa cidade as crianças não têm espaço para a prática do futebol, não há espaço adequado e nem a atenção adequada, devem-se fazer alguns campinhos de futebol nos bairros carentes de nossa cidade.

Estadio Carneirão, precisando urgente de uma reforma.

Alguns campos de futebol já não existem mais, a única quadra de futebol ainda é a velha e boa quadra da Tia Base feita pelo EXÉRCITO, mais precisamente pelo 1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA, 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO - 2ª COMPANHIA DE CONSTRUÇÃO no ano de 1960. É bem verdade que existe uma quadra na Cohab e outra ainda em construção no Conjunto Santa Rita, mais ambos ainda não estão adequada para o uso do esporte.

Acredito que por isso é um dos motivos do crescimento assustador de adolescentes usando drogas, abusando no álcool e ficando somente em Lan House? Fica aqui meu questionamento para vocês responderem.

Ex-campo de futebol no bairro Setenta.

Alem de minha opinião quero também fazer um apelo às autoridades que olham com carinho para o lado do esporte em nossa cidade, dando uma oportunidade aos jovens e crianças para brincarem e terem um pouco de lazer. O esporte deixa nossa cidade mais saudável de se viver. Não temos muita opção ou nenhuma opção para o lazer de nossas crianças e jovens.

Ex-campo de futebol no Bairro Cohab.

Lembrando que com base na Constituição Federal de 1988, o direito social ao lazer, como direito de todos é responsabilidade do Município, dentro de sua função social como entidade titular de competências próprias destinadas a satisfação dos interesses locais dos munícipes.


Ex-campo de futebol no Bairro Santa Rita.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Violência em Independência: Garoto de 9 anos foi atingido na perna com uma bala perdida.

O ferimento da bala pegou 14 pontos, segundo informou a mãe.

O fato que chamou atenção dos independencianos foi um acontecimento policial, uma criança de apenas 9 anos identificado por F.A.C.S foi alvejada com um tiro na perna. O fato ocorreu na madrugada de quarta (22/06) no bairro Conjunto Santa Rita, na localidade conhecida por “Morro do Urubu” a localidade fica na saída de Independência para distrito de Ematuba.

De acordo com a mãe, que ouviu o filho chorar por volta das duas horas da madrugada, mas achou normal que o menino chorasse, pois era comum ele acordar de madrugada assustado. “Não ouvir nenhum tiro na madrugada, mais minha outra filha e o vizinho ouviu dois tiros” comentou a Maria das Graças Ferreira Silva, mãe do garoto alvejado.


" Meu filho poderia ter morrido..." comentou D. Maria das Graça.

Pela manhã a mãe levou o menino até o hospital, de imediato o menino foi para sala de cirurgia para retirada da bala, o ferimento pegou 14 pontos na perna no menino, de acordo com a mãe. Uma guarnição da PM foi acionada para atender a ocorrência do disparo de arma de fogo, mais não localizou nenhum suspeito.

Até o presente momento a policia não tem nenhum suspeito do atentado, “é comum à gente ouvir tiros de madrugada, quase todos os dias temos tiros por aqui” lamentou um morador no bairro Santa Rita.

D. Maria das Graça com os dois projéteis na mão.

O bairro tem problemas com alguns jovens com drogas e boca de fumo, a mãe ainda chora abalada com a situação do menino “poderia ter pedido meu filho...” chora a mãe. Na realidade foram dois tiros contra a casa da D. Maria das Graças, um não atravessou a porta e a bala ficou alojada na porta e a outra bala atravessou a porta, passou entre duas crianças e atingiu o garoto que estava deitado entre dois irmãos.

“Aqui na sala dorme três crianças poderia ter acontecido algo muito sério” comentou D. Graça. Por sorte o garoto sobreviveu, mais fica o alerta de que o município de Independência já não é tão pacato como antigamente. O consumo de drogas entre os jovens tem aumentado assustadoramente.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Francês Torres: “Não sou pré-candidato em 2012”.

Entrevista realizada em 18/06/2011 na Biblioteca Comunitária Estação Leitura.


1 – Quantos anos o senhor passou no PSBD?

Francês Torres – Quando me candidatei pela primeira vez a prefeito foi pelo PFL foi de 89 para 92, e logo em seguida no ano de 2000 a 2004 me filiei e me elegir prefeito no PSDB e fiquei até 2010.

2 – O Senhor saiu do PSDB com mágoa?

F T - É realmente sai com mágoa... Exatamente por que na época na eleição de 2008 concorri à eleição de vice-prefeito na chapa de Valterlin e fizemos um acordo dentro do partido e nos últimos dias eu me considero traído pelo partido... E achei melhor sair porque fui traído pelo PSDB.

4 – Então houve uma traição dentro do PSDB contra o senhor?

F T – Houve... Houve um compromisso de me apoiar à vice e nos últimos momentos fui traído pela maioria do PSDB... Foi por todos.

5 – O senhor iria ser vice de qual partido?

F T – Do PSD...

6 – E nos últimos dias então houve a traição?

F T – Sim... Foi nos últimos dias houve a traição.

7 – O senhor sente mágoa dessas pessoas?

F T – Não... Não aconteceu... Talvez politicamente sim, não podemos dizer que não temos, mas já passou. Foi uma decisão nossa não poderia fazer parte de um grupo que nos traiu e hoje estou no PV e estou fazendo um trabalho para 2012.

8 – Como se encontra o PV hoje?

F T – O PV se encontra muito bem estruturado, nós temos vários amigos filiados ao PV. Temos aproximadamente 250 filiados, filiamos pessoas de confiança e estamos formando o mesmo grupo da eleição passada. O PV é um partido que já nasceu grande, já existia na pessoa do nosso amigo Jesus Machado e hoje está com a gente, e estamos juntos e unidos e seguiremos para apoiar o pré-candidato.

9 – Então o senhor acredita que o PV na próxima eleição será um partido grande?

F T – Sem dúvida, é um partido grande que hoje nossa pretensão no momento... Sempre tenho dito que não estamos pensando em pré-candidatura a prefeito em 2012, pois já temos compromisso com outro pré-candidato que já lutamos e travamos batalha juntos. É um candidato que vem crescendo e vem despontando a cada dia. E o PV como é de direito está pleiteando a vice e algumas candidaturas a vereador.

10 – O PV terá candidatura a vereadores?

F T – Tem, com certeza... E como já lhe falei estamos pleiteando a candidatura de vice.

11 – Dentro do PV, quais os nomes que podem ser candidatos a vereadores?

F T – Não, ainda não temos nomes... Não posso citar nomes por que ainda vai haver muitos acordos. Não sabemos ainda quem são os pré-candidatos e vices... Por que se o partido vai lutar por uma vice futuramente podemos abrir mão de alguns nomes a candidatos a vereadores, nós ainda não temos certeza... Mais com certeza teremos nomes para disputa de vereadores.

12 – Na última reunião do PV que houve no sábado passado (11/06) o que foi debatido?

F T - A reunião foi só de rotina, tínhamos que apresentar o partido para a sociedade. O presidente do partido estadual Marcelo Silva compareceu a reunião, foi uma reunião que convidamos vários amigos dentro do segmento da sociedade. Foi uma reunião boa muito proveitosa e foi só uma reunião formal para o povo de Independência.

13 – Francês em uma entrevista na FM Cidade ao repórter Gaspar de Sousa, o Dr. João de Deus falou que o senhor era pré-candidato a prefeito em 2012, o senhor é pré-candidato a prefeito em 2012?

F T - Não... Não... O Dr. João de Deus faz parte do diretório do partido... Acho que ele falou isso por que realmente todos os partidos falam isso, que tem candidato a prefeito. Eu lhe afirmo com certeza que o pré- candidato a prefeito não sou eu, não tenho pretensão para isso. E na certeza que grupo irá se unir e que a maioria do partido terá a pretensão de disputar uma vice e nomes para vereadores.

14 - Então o senhor não é pré-candidato a prefeito em 2012?

F T – Não existir isso, tão de brincadeira. Já temos o nosso pré-candidato, estamos junto há muito tempo.

15 - Qual a função do Dr. João de Deus dentro do partido?

F T - O Dr. João de Deus faz parte da assessoria jurídica.

16 – Qual a posição do PV hoje?

F T – Com certeza o PV hoje é oposição, não tenha a menor dúvida. Não temos nenhuma pretensão de fazer acordo há não ser com a oposição.

17 – Em algum momento até as convenções dos partidos, o PV teria a possibilidade de conversar com a situação?

F T - Conversar com qualquer partido podemos conversar, por que até pode vim alguém na situação para oposição, acho que deve sempre haver dialogo aberto. Isso não quer dizer que ninguém na situação possa conversar com o PV, agora nós não temos condições de ceder uma cabeça de chapa para a situação, acredito que isso não exista, bem é meu pensamento.

18 – Então se o senhor receber um convite da situação para conversar o senhor aceitaria?

F T – Sim, isso é normal dentro na política. Você talvez não saiba mais na eleição passada nós nos reunimos com 8 ou 10 partidos que diziam que eram oposição e no fim todos saíram e ficaram 3 ou 4 partidos.

19 - Na eleição passada, o que senhor tirou de experiência?

F T - Bem, já tenho muita experiência dentro da política, foi uma campanha muito boa e com muito respeito, só não tínhamos certeza de alguns amigos iríamos nos trair e tiveram em nosso lado até os últimos minutos, isso nos deu uma experiência de não confiamos mais em algumas pessoas ou partidos. Então não podemos mais confiar em certas pessoas, quem já foi traído uma vez fica esperto. O fato que estamos mais forte e com o nosso pré-candidato já definido, enquanto a situação tem 3,4 ou 5 candidatos... Nós estamos confiante, pois só temos um.

20 – A oposição tem quantos partidos dentro do grupo?

F T – Na realidade ainda é cedo para falamos de grupo, o que posso dizer é que estamos unidos.

21 – Caso o senhor não seja escolhido à vice, o senhor sairia candidato a vereador?

F T – Não... O Nosso grupo está reivindicando a candidatura à vice, isso não que dizer que estamos impondo, se surgir um nome a vice de outros grupos até mesmo na situação que venha somar mais que o PV, o PV está aberto ao dialogo e desistir da candidatura, e nesse caso o nosso grupo não tendo candidato a vice, naturalmente não penso na candidatura a vereador, mais posso pensar em um filho. Mais lutaremos para vários nomes dentro do partido, sabemos que não podemos focar diretamente em um candidato por que daqui prá frente muitas coisas irão mudar.

22 – Qual a mensagem que o senhor deixar para os independencianos?

F T – Em minha trajetória política posso dizer que sou um dos maiores políticos de Independência, por que fui vereador por 5 vezes, já pedir eleições e já fui prefeito, muitas vezes não queria nem disputar eleição, eram os amigos que me colocavam na disputa. Não posso abandonar meu povo, quero dizer ao povo que estamos com um partido forte para tomar decisões, posso dizer que não posso deixar meu povo de lado, sempre irei lutar pelo povo.

Agradeço ao Sr. Francisco Rodrigues Torres que gentilmente cedeu essa entrevista.