Entrevista realizada em 18/06/2011 na Biblioteca Comunitária Estação Leitura.

1 – Quantos anos o senhor passou no PSBD?
Francês Torres – Quando me candidatei pela primeira vez a prefeito foi pelo PFL foi de 89 para 92, e logo em seguida no ano de 2000 a 2004 me filiei e me elegir prefeito no PSDB e fiquei até 2010.
2 – O Senhor saiu do PSDB com mágoa?
F T - É realmente sai com mágoa... Exatamente por que na época na eleição de 2008 concorri à eleição de vice-prefeito na chapa de Valterlin e fizemos um acordo dentro do partido e nos últimos dias eu me considero traído pelo partido... E achei melhor sair porque fui traído pelo PSDB.
4 – Então houve uma traição dentro do PSDB contra o senhor?
F T – Houve... Houve um compromisso de me apoiar à vice e nos últimos momentos fui traído pela maioria do PSDB... Foi por todos.
5 – O senhor iria ser vice de qual partido?
F T – Do PSD...
6 – E nos últimos dias então houve a traição?
F T – Sim... Foi nos últimos dias houve a traição.
7 – O senhor sente mágoa dessas pessoas?
F T – Não... Não aconteceu... Talvez politicamente sim, não podemos dizer que não temos, mas já passou. Foi uma decisão nossa não poderia fazer parte de um grupo que nos traiu e hoje estou no PV e estou fazendo um trabalho para 2012.
8 – Como se encontra o PV hoje?
F T – O PV se encontra muito bem estruturado, nós temos vários amigos filiados ao PV. Temos aproximadamente 250 filiados, filiamos pessoas de confiança e estamos formando o mesmo grupo da eleição passada. O PV é um partido que já nasceu grande, já existia na pessoa do nosso amigo Jesus Machado e hoje está com a gente, e estamos juntos e unidos e seguiremos para apoiar o pré-candidato.
9 – Então o senhor acredita que o PV na próxima eleição será um partido grande?
F T – Sem dúvida, é um partido grande que hoje nossa pretensão no momento... Sempre tenho dito que não estamos pensando em pré-candidatura a prefeito em 2012, pois já temos compromisso com outro pré-candidato que já lutamos e travamos batalha juntos. É um candidato que vem crescendo e vem despontando a cada dia. E o PV como é de direito está pleiteando a vice e algumas candidaturas a vereador.
10 – O PV terá candidatura a vereadores?
F T – Tem, com certeza... E como já lhe falei estamos pleiteando a candidatura de vice.
11 – Dentro do PV, quais os nomes que podem ser candidatos a vereadores?
F T – Não, ainda não temos nomes... Não posso citar nomes por que ainda vai haver muitos acordos. Não sabemos ainda quem são os pré-candidatos e vices... Por que se o partido vai lutar por uma vice futuramente podemos abrir mão de alguns nomes a candidatos a vereadores, nós ainda não temos certeza... Mais com certeza teremos nomes para disputa de vereadores.
12 – Na última reunião do PV que houve no sábado passado (11/06) o que foi debatido?
F T - A reunião foi só de rotina, tínhamos que apresentar o partido para a sociedade. O presidente do partido estadual Marcelo Silva compareceu a reunião, foi uma reunião que convidamos vários amigos dentro do segmento da sociedade. Foi uma reunião boa muito proveitosa e foi só uma reunião formal para o povo de Independência.

13 – Francês em uma entrevista na FM Cidade ao repórter Gaspar de Sousa, o Dr. João de Deus falou que o senhor era pré-candidato a prefeito em 2012, o senhor é pré-candidato a prefeito em 2012?
F T - Não... Não... O Dr. João de Deus faz parte do diretório do partido... Acho que ele falou isso por que realmente todos os partidos falam isso, que tem candidato a prefeito. Eu lhe afirmo com certeza que o pré- candidato a prefeito não sou eu, não tenho pretensão para isso. E na certeza que grupo irá se unir e que a maioria do partido terá a pretensão de disputar uma vice e nomes para vereadores.
14 - Então o senhor não é pré-candidato a prefeito em 2012?
F T – Não existir isso, tão de brincadeira. Já temos o nosso pré-candidato, estamos junto há muito tempo.
15 - Qual a função do Dr. João de Deus dentro do partido?
F T - O Dr. João de Deus faz parte da assessoria jurídica.
16 – Qual a posição do PV hoje?
F T – Com certeza o PV hoje é oposição, não tenha a menor dúvida. Não temos nenhuma pretensão de fazer acordo há não ser com a oposição.
17 – Em algum momento até as convenções dos partidos, o PV teria a possibilidade de conversar com a situação?
F T - Conversar com qualquer partido podemos conversar, por que até pode vim alguém na situação para oposição, acho que deve sempre haver dialogo aberto. Isso não quer dizer que ninguém na situação possa conversar com o PV, agora nós não temos condições de ceder uma cabeça de chapa para a situação, acredito que isso não exista, bem é meu pensamento.
18 – Então se o senhor receber um convite da situação para conversar o senhor aceitaria?
F T – Sim, isso é normal dentro na política. Você talvez não saiba mais na eleição passada nós nos reunimos com 8 ou 10 partidos que diziam que eram oposição e no fim todos saíram e ficaram 3 ou 4 partidos.
19 - Na eleição passada, o que senhor tirou de experiência?
F T - Bem, já tenho muita experiência dentro da política, foi uma campanha muito boa e com muito respeito, só não tínhamos certeza de alguns amigos iríamos nos trair e tiveram em nosso lado até os últimos minutos, isso nos deu uma experiência de não confiamos mais em algumas pessoas ou partidos. Então não podemos mais confiar em certas pessoas, quem já foi traído uma vez fica esperto. O fato que estamos mais forte e com o nosso pré-candidato já definido, enquanto a situação tem 3,4 ou 5 candidatos... Nós estamos confiante, pois só temos um.
20 – A oposição tem quantos partidos dentro do grupo?
F T – Na realidade ainda é cedo para falamos de grupo, o que posso dizer é que estamos unidos.
21 – Caso o senhor não seja escolhido à vice, o senhor sairia candidato a vereador?
F T – Não... O Nosso grupo está reivindicando a candidatura à vice, isso não que dizer que estamos impondo, se surgir um nome a vice de outros grupos até mesmo na situação que venha somar mais que o PV, o PV está aberto ao dialogo e desistir da candidatura, e nesse caso o nosso grupo não tendo candidato a vice, naturalmente não penso na candidatura a vereador, mais posso pensar em um filho. Mais lutaremos para vários nomes dentro do partido, sabemos que não podemos focar diretamente em um candidato por que daqui prá frente muitas coisas irão mudar.
22 – Qual a mensagem que o senhor deixar para os independencianos?
F T – Em minha trajetória política posso dizer que sou um dos maiores políticos de Independência, por que fui vereador por 5 vezes, já pedir eleições e já fui prefeito, muitas vezes não queria nem disputar eleição, eram os amigos que me colocavam na disputa. Não posso abandonar meu povo, quero dizer ao povo que estamos com um partido forte para tomar decisões, posso dizer que não posso deixar meu povo de lado, sempre irei lutar pelo povo.
Agradeço ao Sr. Francisco Rodrigues Torres que gentilmente cedeu essa entrevista.