Pr. Sóstenes Fernandes - Assembeia de Deus de Independência.
Para um líder o crescimento pessoal não pode ser visto apenas como uma realização, mas fundamental para sua liderança. Crescer deve ser um anseio diário do líder cristão, pois quando você deixar de crescer, deixará também de ser um líder saudável. O crescimento pessoal acontece a cada dia diante das oportunidades que surgem. No entanto, você precisa determinar como e quanto quer cresce como líder. Quero mostrar a você algumas importantes decisões para alcançar o crescimento pessoal.
1º - Escolha a ATITUDE correta diariamente. Uma verdade da liderança é: a atitude que você tomar hoje lhe oferece novas possibilidades. A sua atitude freqüentemente determina a atitude das pessoas para com você. Diante das mais diversas circunstâncias que um líder enfrentará, é a sua posição que realmente influenciará no resultado.
2º Determine quais são as suas PRIORIDADES, evidencie diariamente as suas prioridades lhe dá enfoque hoje. Manter o foco naquilo que você determinou como relevante possibilita melhores resultados e fluidez em sua liderança. Quando Sambalate e Tobias tentaram desviar a visão de Neemias, ele manteve o foco no que era prioridade, a reconstrução do muro, e respondeu:” estou fazendo uma grande obra, e não poderei descer”... Martin Luther King Jr. Disse: “Nossa vida começa a acabar quando nos alamos frente às coisas que realmente importam”, avalie quais são as suas três prioridades mais importantes e mantenha o enfoque nelas.
3º Ter interesse por sua FAMILIA, ter comunhão com a família diariamente lhe proporcionara estabilidade. O sucesso de um líder tem tudo a ver com uma família saudável... A vida e o ministério de qualquer pessoa têm suas bases na família, que por sua vez, é como um jardim que deve ser cultivada e regada regularmente. “com muita felicidade alguém disse: Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar”.
4º Estabeleça COMPROMISSOS verdadeiros. O seu compromisso diário lhe propicia perseverança e ajuda a vencer os obstáculos da vida. Uma das características de um autêntico líder cristão é o seu grau de responsabilidade com os compromissos estabelecidos. Você deve primar por descrever a realidade em que vive e atua. O desenvolvimento de seu potencial pode ser comprometido quando a realidade das coisas são ocultadas, na tentativa de amenizar o enfretamento da realidade.
5º Adote bons VALORES. Quando você adota e pratica valores reais eles lhes dão direcionamento. Cada pessoa ou líder deve identificar os valores fundamentais que irão guiar sua vida. Eles serão os pilares de sustentação de toda a estrutura de sua vida e ministério, como também lhe possibilitarão a tomar as mais importantes decisões da vida. A ética, o respeito, a generosidade, a honestidade, a humildade e a verdade devem fazer parte não apenas dos nossos sermões, mas da nossa própria vida. Spurgeon estava certo quando disse a seus alunos: “Um ministro de Cristo deve ter sua língua, seu coração e suas mãos em concordância”.
6º Busque e experimente o CRESCIMENTO. O progresso e o crescimento diário lhe proporcionarão potencial. O crescimento não é automático, na verdade precisamos buscá-lo voluntariamente. O líder necessita provar o bem-estar e o progresso não apenas de si mesmo, como também de seus liderados, isso lhe resultará em satisfação pessoal e coletiva.
Vivemos num tempo de troca de valores, coisas são supervalorizadas enquanto pessoas são usadas. O que o líder vai apresentar a Deus é gente e não coisas. O seu sucesso como líder se evidencia quando os seus liderados compartilham do mesmo progresso.