Setembro era o mês mais esperado por todos nós alunos do Ginásio Santana, esperávamos ansiosamente para o grande momento – Marchar pelas ruas de Independência. Setembro já era possível ouvir os sons das escolas pela cidade. Ecoavam aos nossos ouvidos o ritmo forte dos bumbos, da bateria e o bater dos pratos, sons metálicos, era muita emocionante.
Os ensaios já iniciavam no mês de agosto, no Ginásio Santana, ficamos ensaiando na quadra sempre com os olhares da Dona Ozanira, todas as escolas: Cnec, Ginásio Santana, Reunidas e Costa e Silva (atual Jeronimo Alves) todas as bandas das escolas ensaiando intensamente as batidas que participariam da marcha do desfile de 7 de setembro.
As alunas aliavam movimentos corporais em suas apresentações, repetindo a tradição há muitos anos. Todos os alunos esperavam ansiosos pelo desfile, desfilávamos pelas ruas de Independência de 7h até as 11h. Rua Santa Terezinha, Santos Dumont, Frei Vidal e, principalmente, Rua das Pedrinhas, o desfile ocorriam de maneira simples, mas os uniformes e instrumentos mais elaborados era a tônica da marcha.
Os desfiles que sempre reuniram grande público nas ruas da cidade, despertavam orgulho e paixão em quem estava lá para mostrar o amor à pátria e ao município e a escola. Época em que a tradição era respeitada e as pessoas valorizava a atividade e a tradição de 7 de setembro.
Momento com simplicidade com que as atividades eram feitas na época, não havia nada de “chique´ e para muitos, foi a melhor época de nossas vidas, embora com muitas dificuldades eram grandes momentos em nossas vidas, o desfile sempre acompanhado por um grande público, especialmente de familiares dos alunos. Bons tempos.
Profº Ricardo Assis

Nenhum comentário:
Postar um comentário