Na localidade de Riacho do Meio, a 48 km da sede do município todos os anos realizam-se uma dos mais tradicionais eventos de nossa cultura gastronômica. É a tradicional Moagem, a Moagem dura em torno de duas semanas, o nome moagem vem do ato de moer cana de açúcar, o caldo da cana serve para fazer Rapadura, Alfenim, Mel de Engenho, Batida, e principalmente, a aguardente pé de serra, muito popular no sertão independenciano. Próxima a moagem existe um alambique que é um aparelho de destilação, constituído por uma caldeira na qual se depositam os materiais por destilar, e onde se desprendem e acumulam os vapores que, por meio de uma tubulação especial, chegam ao condensador, e aí tornam, pelo resfriamento, ao estado líquido, a velha e boa Cachaça.
“Enquanto eu viver manterei a tradição...” comentou emocionado o Sr. Neto Macedo,a moagem contou com 20 homens que vieram na cidade de Assunção no estado do Piauí. Próximo a moagem existe toda uma infraestrutura para dar suporte aos trabalhadores, o trabalho começa as 2:00 horas da madrugada e vai até as 20:00 horas, somente com um pequeno intervalo para o almoço.
O interessante de mantém viva a tradição é que durante a moagem existe um encontro de amigos, vizinhos e membros das famílias que a muitos não se via, até membros da família que vive na cidade que não tem muito contato com a zona rural, participam do evento cultural da moagem.
Mantém a tradição culinária, comidas típicas do sertanejo são servidas na casa ao lado da moagem. A moagem é um evento tradicional que muitos vão visitar e participar de uma tradição que vem de pai para filho.
Profº Ricardo Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário