Seguidores

domingo, 27 de agosto de 2023

Independência: Igreja Matriz – azul do céu e manto de Nossa Senhora – Profº Ricardo Assis

Igreja Matriz - Azul do Céu e manto de Nossa Senhora

 A Igreja Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana é uma igreja que representa muito para o município de Independência e, principalmente, para seu povo. É um dos principais pontos turísticos, foi ao redor da igreja que a Vila começou a se desenvolver até se tornar uma cidade e município. A igreja fica no centro histórico e ocupa um lugar de destaque na paisagem.

Durante a sua existência ela já teve muitas aparências, mas nunca chamou tanta atenção como a pintura atual. O Padre Antônio José teve a divina ideia de pintar a Igreja Matriz de Azul do Céu e manto de Nossa Senhora, ao pintar a parte externa com um azul celestial, a cor vem chamando atenção dos fiéis.

Ao olhar de certo ângulo, a igreja se confunde com o céu, enganando a visão até do mais atento observador. A cor azul da Igreja Matriz nos remete ao pensamento divino.

O azul do manto de Nossa Senhora significa personalidade, valores, caráter virtuoso, moralidade, dignidade, espiritualidade, carisma, empatia, ética, compromisso e promoção de justiça, valores de um bom cristão.

O fato é que a Igreja Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana ficou belíssima.

 

Profº Ricardo Assis

domingo, 20 de agosto de 2023

Independência: Santa Mãe do Povo – 200 anos de história - Profº Ricardo Assis

Mãe do Povo de Independência - Museu de Sobral


 A Santa Mãe do Povo hoje se encontra em um museu na cidade de Sobral, longe do seu povo e de sua história. A santa foi levada para Sobral pelo Dom José Tupinambá da Frota que passou por Independência e acabou levando a santa para o museu.

A Santa Mãe do Povo provavelmente é uma das primeiras imagens sacras de Independência, a imagem era venerada por todos, senhores e escravos. Sua história tem mais de 200 anos.

Sob Nº 56, de 6 de setembro de 1836, foi criada a freguesia com demonização de Pelo Sinal, separada da Vila Príncipe Imperial, sendo o primeiro vigário o Padre Antonio Ricardo Cavalcante de Albuquerque, que falecendo veio a ser substituído pelo Padre José de Araújo Galvão.

 Em 1857 foi elevada a vila por Lei Nº 456, de 25 de julho desse ano, sob o nome de Independência, e conquanto tenha sido desde 1880 com o Príncipe Imperial desmembrada do Piauí, e anexada a esta Província, continua a Comarca a Jurisdição do Bispado do Maranhão

  O termo é dividido em três distritos policiais: o da Vila, o de Vertentes, alegre povoado a 42 quilômetros ao sul, na estrada que segue para São João do Príncipe, e o de Santa Quitéria, outra povoação na margem do rio Poti, a 96 quilômetros ao sudoeste.

Na igreja, no altar do lado esquerdo vê-se a imagem de N.S. Mão do Povo, de um metro de altura, que me informaram ter sido a padroeira da antiga capela de Santa Rita, erigida por Inácio Soares Godinho, nos anos de 1817 a 1822, a qual caiu depois em ruinas, por causa do abandono em que a deixaram os descendentes deste.

O local da capela, convertido atualmente em Cemitério do Campo, fica ao norte daquela vila, cerca de 12 quilometro e continua, no entanto, a merecer a veneração do povo que o visita constantemente com sinais do mais profundo respeito.

Profº Ricardo Assis

 

 

 

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Ponte Férrea da localidade Adão – Profº Ricardo Assis

Ponte férrea do Adão

A implantação e construção do trecho ferroviário Crateús a Piquet Carneiro remonta aos anos 1951/1952, a portaria 336 de 28 de maio e 1952 aprovou o projeto para os 48 km de Crateús a Independência.

Os estudos desse trecho foram feitos pelo Dr. Francisco Aires Coelho Cintra, entre outubro e novembro de 1951 e locado por Durval Borges. A execução dos serviços foi feita pelas construtoras Castro & Ferreira e Langer. O trecho total teria 181 km e o trecho até Independência foi concluída em 1964.

A ponte Adão, no KM 23 com 80 metros de comprimento é de encher os olhos, pela sua grandiosidade. Parece-nos que foi construída ontem.

No Km 23,00 (Adão), tinha um posto telegráfico; 2 casas de mestre de linha; 3 casas para trabalhador; casa de força e caixa d’água com capacidade de 35.000 m³.

No Km 50 (esplanada ferroviária de Independência) foram construídos:

Uma Estação de 3º classe

Uma casa para Agente

Uma casa para Mestre de Linha                            

Quatro casas para trabalhador

Uma casa de Força (energia)

Uma caixa d`água com capacidade para 35.000 litros.

Profº Ricardo Assis

VEJA O DOCUMENTÁRIO ABAIXO:




 

domingo, 6 de agosto de 2023

Distrito Jandrangoeira - Independência - Profº Ricardo Assis

 

Distrito de Jandrangoeira é um dos mais antigos de Independência. O distrito foi criado pelo o então Prefeito Jeronimo Alves de Araújo, o movimento da localidade de Jandrangoeira foi pelo comércio do Sr. Júlio Bezerra. Neste documentário Sr. Flávio Rodrigues irá contar sobre o surgimento e a movimentação na época do Comércio. A Jandrangoeira é parte da história do município de Independência.