Seguidores

domingo, 20 de agosto de 2023

Independência: Santa Mãe do Povo – 200 anos de história - Profº Ricardo Assis

Mãe do Povo de Independência - Museu de Sobral


 A Santa Mãe do Povo hoje se encontra em um museu na cidade de Sobral, longe do seu povo e de sua história. A santa foi levada para Sobral pelo Dom José Tupinambá da Frota que passou por Independência e acabou levando a santa para o museu.

A Santa Mãe do Povo provavelmente é uma das primeiras imagens sacras de Independência, a imagem era venerada por todos, senhores e escravos. Sua história tem mais de 200 anos.

Sob Nº 56, de 6 de setembro de 1836, foi criada a freguesia com demonização de Pelo Sinal, separada da Vila Príncipe Imperial, sendo o primeiro vigário o Padre Antonio Ricardo Cavalcante de Albuquerque, que falecendo veio a ser substituído pelo Padre José de Araújo Galvão.

 Em 1857 foi elevada a vila por Lei Nº 456, de 25 de julho desse ano, sob o nome de Independência, e conquanto tenha sido desde 1880 com o Príncipe Imperial desmembrada do Piauí, e anexada a esta Província, continua a Comarca a Jurisdição do Bispado do Maranhão

  O termo é dividido em três distritos policiais: o da Vila, o de Vertentes, alegre povoado a 42 quilômetros ao sul, na estrada que segue para São João do Príncipe, e o de Santa Quitéria, outra povoação na margem do rio Poti, a 96 quilômetros ao sudoeste.

Na igreja, no altar do lado esquerdo vê-se a imagem de N.S. Mão do Povo, de um metro de altura, que me informaram ter sido a padroeira da antiga capela de Santa Rita, erigida por Inácio Soares Godinho, nos anos de 1817 a 1822, a qual caiu depois em ruinas, por causa do abandono em que a deixaram os descendentes deste.

O local da capela, convertido atualmente em Cemitério do Campo, fica ao norte daquela vila, cerca de 12 quilometro e continua, no entanto, a merecer a veneração do povo que o visita constantemente com sinais do mais profundo respeito.

Profº Ricardo Assis

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário