Seguidores

sábado, 5 de junho de 2021

Educadora Maria do Carmo Pimentel - Ícone da educação de Independência - Profº Ricardo Assis

 

Maria do Carmo Pimentel Dedicou toda sua vida a escola Profª Maria Julia Fialho, como professora e posteriormente Diretora, sempre carismática e dedicada à educação do município, sempre buscou dentro de sua experiência aplicar uma postura ética na escola tratando todos os alunos, professores e pais como sendo de sua própria família.
Dentre tantos professores que passaram pela Escola Profª Maria Julia Fialho, Maria do Carmo Pimentel tem uma história especial. Ela não foi apenas uma docente com muitos anos de casa. Maria do Carmo dedicou 27 anos de sua vida à Escola, da qual foi professora e Diretora. 
De infância pobre e sem muitas perspectivas, Dona Maria do Carmo Pimentel desde criança sonhava em ser professora. Naquele tempo a educação era menos acessível do que hoje, pois na maioria das vezes as escolas, isso é quando existiam, eram particulares e não estavam entre as prioridades da família.
Maria do Carmo Pimentel sempre batalhou muito e começou a trabalhar desde menina para ajudar os pais. Foi para Fortaleza com seus pais, onde começou a estudar e se formou no Instituto Geociências na UFC em 1969, também cursou o curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.
Em Fortaleza fez vários outros cursos educacionais, no total cursou 18 cursos na área de educação. Em maio de 1957 assumiu as funções de professora da antiga escola reunidas que hoje se chama Escola Profª Maria Julia Fialho, durante anos lecionou com muita dedicação e amor a profissão.
Durante muitos anos foi Diretora da Escola Profª Maria Julia Fialho sempre exerceu a profissão como um sacerdócio por mais de 27 anos.
Foram exatos 40 anos dedicados a educação entre professora e Diretora, foram muitas idas e vindas na busca pelo aprendizado e de uma educação de qualidade para o município.
Sobre esse devido reconhecimento a Dona Maria do Carmo Pimentel, devemos reconhecer e a estimar melhor nossas personalidades em nosso município, Vida de professor não é mesmo fácil e o reconhecimento não faz parte desta profissão, mais quando se é pioneira em alguma coisa o mínimo esperado é a valorização deste serviço prestado.
Maria do Carmo Pimentel, nosso muito obrigado e muita gratidão.
Profº Ricardo Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário