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sábado, 18 de março de 2023

Estação da RFFSA em Independência - Profº Ricardo Assis


 Histórico da Estrada de ferro construída pela REDE FERROVIÁRIA FEDERAL SOCIEDADE ANÔNIMA – RFFSA entre os municípios Crateús / Independência.


A implantação/construção do trecho ferroviário Piquet Carneiro/Crateús remonta aos anos de 1951/1952.  Inicialmente coube ao então Ministério de Viação e Obras Públicas, posteriormente Ministério dos Transportes a construção. Por força da Portaria nº 336 de 28 de maio de 1952, foi aprovado o projeto para implantação/construção dos 48 km de Crateús a Independência. Os estudos do trecho de Independência para Crateús foram feitos pelo o Dr. Francisco Aires Coelho Cintra, no período de outubro e novembro de 1951. O trecho projetado de Crateús para Independência e aprovado pela portaria à epigrafe, foi locada pelo senhor Durval Borges.

Coube, por sua vez, as construtoras Castro & Ferreira e Langer a execução dos serviços.
O trecho ferroviário (Crateús) – Piquet Carneiro foi delegado ao 1º Grupamento de Engenharia de Construção por convênio entre o antigo Ministério de Viação e Obras Públicas e o antigo Ministério da Guerra, datado de 07 de junho de 1955. Contudo, cabe aqui registrar, que a ferrovia Crateús-Piquet Carneiro, tinha uma extensão de 181 km.

A conclusão do trecho Crateús/Independência, foi executada no final de 1964.
A infra-estrutura teve inicio no km 0 (Crateús) ao km 50 (Independência) com obras de artes especiais.

  • Ponte Tourão no km 2 com 52 metros de comprimento;
  • Pontilhão Dezoito no km 18 com 10 metros de comprimento;
  • Ponte Adão no km 23 com 80 metros de comprimento;
  • Ponte Riacho Madeira no km 23 com 10 metros de comprimento;
  • Ponte Cunha no km 30 com 10 metros de comprimento.

No km 50 (Independência) foram construídas:

  • Uma estação de 3ª Classe;
  • Uma Casa para Agente;
  • Uma Casa para Mestre de Linha;
  • Quatro Casas para Trabalhador;
  • Uma Casa de Força (energia);
  • Uma caixa D’água com capacidade para 35.000 litros.


Na esplanada de Independência, foram edificados os seguintes prédios:

  • Armazém;
  • Depósito;
  • Alojamento;
  • Casa de Força e Luz.

Com efeito, em 26 de novembro de 1975 o 1º Grupamento de Engenharia de Construção entrega a RFSSA, sistema regional de Recife.
Na época da conclusão do trecho, na estação de Independência, ainda existe o seguinte letreiro:


IV EXÉRCITO
1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA
4º BATALHÃO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO
2ª COMPANHIA DE CONSTRUÇÃO
INDEPENDÊNCIA

Profº Ricardo Assis



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