Histórico da Estrada de ferro construída pela REDE FERROVIÁRIA FEDERAL SOCIEDADE ANÔNIMA – RFFSA entre os municípios Crateús / Independência.
A implantação/construção do trecho ferroviário Piquet Carneiro/Crateús remonta aos anos de 1951/1952. Inicialmente coube ao então Ministério de Viação e Obras Públicas, posteriormente Ministério dos Transportes a construção. Por força da Portaria nº 336 de 28 de maio de 1952, foi aprovado o projeto para implantação/construção dos 48 km de Crateús a Independência. Os estudos do trecho de Independência para Crateús foram feitos pelo o Dr. Francisco Aires Coelho Cintra, no período de outubro e novembro de 1951. O trecho projetado de Crateús para Independência e aprovado pela portaria à epigrafe, foi locada pelo senhor Durval Borges.
Coube, por sua vez, as construtoras Castro & Ferreira e Langer a execução dos serviços.
O trecho ferroviário (Crateús) – Piquet Carneiro foi delegado ao 1º Grupamento de Engenharia de Construção por convênio entre o antigo Ministério de Viação e Obras Públicas e o antigo Ministério da Guerra, datado de 07 de junho de 1955. Contudo, cabe aqui registrar, que a ferrovia Crateús-Piquet Carneiro, tinha uma extensão de 181 km.
O trecho ferroviário (Crateús) – Piquet Carneiro foi delegado ao 1º Grupamento de Engenharia de Construção por convênio entre o antigo Ministério de Viação e Obras Públicas e o antigo Ministério da Guerra, datado de 07 de junho de 1955. Contudo, cabe aqui registrar, que a ferrovia Crateús-Piquet Carneiro, tinha uma extensão de 181 km.
A conclusão do trecho Crateús/Independência, foi executada no final de 1964.
A infra-estrutura teve inicio no km 0 (Crateús) ao km 50 (Independência) com obras de artes especiais.
- Ponte Tourão no km 2 com 52 metros de comprimento;
- Pontilhão Dezoito no km 18 com 10 metros de comprimento;
- Ponte Adão no km 23 com 80 metros de comprimento;
- Ponte Riacho Madeira no km 23 com 10 metros de comprimento;
- Ponte Cunha no km 30 com 10 metros de comprimento.
No km 50 (Independência) foram construídas:
- Uma estação de 3ª Classe;
- Uma Casa para Agente;
- Uma Casa para Mestre de Linha;
- Quatro Casas para Trabalhador;
- Uma Casa de Força (energia);
- Uma caixa D’água com capacidade para 35.000 litros.
Na esplanada de Independência, foram edificados os seguintes prédios:
- Armazém;
- Depósito;
- Alojamento;
- Casa de Força e Luz.
Com efeito, em 26 de novembro de 1975 o 1º Grupamento de Engenharia de Construção entrega a RFSSA, sistema regional de Recife.
Na época da conclusão do trecho, na estação de Independência, ainda existe o seguinte letreiro:
IV EXÉRCITO
1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA
4º BATALHÃO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO
2ª COMPANHIA DE CONSTRUÇÃO
INDEPENDÊNCIA


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