Seguidores

sábado, 23 de janeiro de 2016

Chuvas começam a causar transtornos nos Inhamuns

 Açude na localidade de Alegre, município de Quiterianópolis (Foto Genival Costa)
As fortes chuvas que vem caindo na região dos Inhanuns, já provocam alguns transtornos a população, onde dois açude já arrobaram,  sendo um em Tauá e outro em Quiterianópolis.
Segundo publicação do  Blog do Wilrismar,  em  Tauá o arrobamento ocorreu na Fazenda Sozinho, distrito de Marrecas, nas proximidades da Vila Joaquim Moreira, o reservatório não suportou a força das água e rompeu.
Segundo um dos proprietários, o agropecuarista Manoel Tomás, a água vai cair no Açude da localidade de São Miguel, que já está sangrando e já há um certo nível de preocupação com a quantidade de água que está caindo no Rio Puiú e Rio Jaguaribe, indo para o Açude Arneiroz II.
Foto Blog do Wilrismar
O Blog também publicou um surgimento de uma cratera na cabeceira de uma ponte na BR 020 que liga Tauá a Parambu. 

Tauá também amanheceu sem abastecimento de água devido um rompimento de parte da tubulação da adutora do Açude Arneiroz II, que corta um riacho na localidade de Cachoeira de Fora. A força da água teria levado parte da tubulação.
Foto Blog do Wilrismar
O Outro arrobamento teria ocorrido na  localidade de Alegre, município de Quiterianópolis, como mostra em uma das fotos publicada pela radialista Genival Costa da FM Cidade.
Além do açude o radialista publicou vários outros transtornos na região.
Um família que residia na rua Honorina Moreira Lima, tiveram que desocupar uma casa que fica bem nas margens do açude velho devido o aparecimento repentino de grandes rachaduras.
Foto: Genival Costa
Devido as fortes chuvas da ultimas horas um poste da Coelce caiu um um adas avenida da cidade deixando  usuários sem energia elétrica, quedas de árvore também foi registrada no município..
Foto: Genival Costa
Semelhança com 2004
As chuvas que banham o Ceará, nos últimos dias, têm sido provocadas por uma junção de sistemas meteorológicos semelhante ao ocorrido em janeiro de 2004. A Funceme está estudando esse modelo e em breve terá melhor definição.
“O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está estacionado sobre o Nordeste e alimentado por um sistema denominado de Zona de Convergência do Atlântico Sul que se espalha da Amazônia ao Oceano Atlântico e influenciando a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”, explicou. “Estamos estudando esse modelo que é muito parecido ao que ocorreu em janeiro de 2004”.
INUNDAÇÕES
Em fins de janeiro de 2004, houve intensas chuvas no Ceará, arrombamento de estradas, queda de pontes, cheia do Açude Castanhão e de outros reservatórios, arrombamento do Açude Arneiroz II. As precipitações intensas ocorreram em uma semana e provocaram inundações e cheias dos grandes rios.


Com informações do Blog do Wilrismar, Radialista Genival Costa e Blog do Diário do Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário